Como saber se estou ovulando? Confira como descobrir em 5 passos
O período fértil das mulheres pode ser percebido a partir de alguns sinais. Você sabe quais são eles? Iremos te mostrar agora em 5 passos.
Muitas mulheres que desejam engravidar procuram saber quando estão ovulando, ou seja, quando estão em seu período de maior fertilidade, para poderem garantir maiores chances de sucesso durante as tentativas.
Em algumas pacientes os sinais da ovulação são mais perceptíveis do que em outras. Sendo assim, é muito importante que cada uma passe a prestar mais atenção em seu próprio corpo para melhor conhecê-lo e assim perceber as alterações que ocorrem em cada período. Iremos ver algumas delas a seguir.
Sumário:
- O que é ovulação e como entender meu ciclo menstrual?
- 1- Temperatura corporal.
- 2- Secreção vaginal.
- 3- Colo uterino.
- 4- Dor abdominal.
- 5- Aumento do desejo sexual.
- Outras formas de detectar a ovulação.
- Conclusão.
O que é ovulação e como entender meu ciclo menstrual?
A ovulação ocorre, em situações normais, uma vez a cada ciclo menstrual da mulher. Um folículo, localizado em um dos ovários, irá se romper e liberar um óvulo maduro, que será deslocado naturalmente para as trompas uterinas. É neste local que os gametas masculino e feminino poderão se encontrar para que a fecundação ocorra. Caso não aconteça a fertilização, o óvulo será descartado e a mulher irá menstruar.
O primeiro dia de menstruação é sempre utilizado de parâmetro para saber qual é o primeiro dia do ciclo menstrual, que como um todo, varia de 21 a 35 dias. Como em cada pessoa e de um ciclo para o outro há uma variação, o que ajudará a prever o período fértil é fazer um cálculo de média de dias. A ovulação normalmente irá ocorrer 14 dias antes do novo início do ciclo, sendo recomendado que as tentativas sejam feitas cerca de 3 dias antes até 2 dias depois.
Além destes cálculos que podem ser feitos, alguns sinais da ovulação podem ser observados, e se você já se perguntou “como saber se estou ovulando?”, iremos te mostrar os 5 principais passos para conseguir descobrir. São eles:
1- Temperatura corporal
Em decorrência das alterações hormonais que acontecem por conta da ovulação, durante alguns dias após ela ocorrer, é possível perceber um aumento da temperatura basal do corpo em até 1 grau. Essa temperatura basal é medida logo que acordamos.
Verificar essa temperatura durante todo o ciclo por um período de meses irá possibilitar a percepção de um padrão que se repete durante a janela fértil.
2- Secreção vaginal
Outra observação que a mulher que deseja saber quando está ovulando deve fazer é a do muco cervical, que também chamamos de secreção vaginal. Durante seu período mais fértil, as características desse muco variam de cor e espessura, tornando- se mais denso e viscoso, como clara de ovo, e bem transparente.
Nosso corpo passa a produzir a secreção com essas características como uma forma de facilitar a passagem dos espermatozóides pelo colo uterino
3- Colo uterino
Mudanças no colo do útero também ocorrem como uma forma do corpo da mulher facilitar a entrada dos gametas masculinos. As principais alterações que podem ser observadas são:
- textura mais mole;
- orifício do colo mais aberto;
- posição mais alta;
- maior umidade.
Para a verificação destas características, a mulher deve realizar o toque no colo do útero, introduzindo com cuidado o dedo na vagina até encontrá-lo no fundo. Mais uma vez, para que essas mudanças sejam percebidas, a observação deve ser feita de maneira regular.
4- Dor abdominal
No momento da ovulação, algumas mulheres sentem dor em um ponto específico da barriga, geralmente em um dos lados, que corresponde ao ovário que está liberando o gameta. Se essa dor for sempre percebida do dia em que a ovulação está prevista, também é um ponto a ser considerado para responder a pergunta “como saber se estou ovulando?”.
5- Aumento do desejo sexual
O aumento da libido também ocorre nesse período, consequência das alterações hormonais. Esta é outra estratégia da natureza do corpo de tentar fazer a mulher se reproduzir, mas nem todas apresentam essa mudança no apetite sexual. Como os demais sinais citados anteriormente, também irá variar de pessoa para pessoa.
Outras formas de detectar a ovulação
Além dos sinais já citados, existem outros jeitos de rastrear a ovulação e o período fértil, e iremos citar dois deles.
A primeira maneira alternativa para saber quando ocorrerá a janela de fertilidade são testes de farmácia que detectam, através da urina, os níveis do hormônio luteinizante (LH), que irá aumentar alguns dias antes da ovulação e terá um pico que causará a liberação do óvulo. Vale lembrar que algumas patologias e condições de algumas mulheres podem atrapalhar a interpretação desses testes, como a Síndrome dos ovários policísticos.
A outra alternativa é que a tentante procure um médico ginecologista e passe a realizar durante o seu ciclo alguns exames de ultrassom em dias que o profissional determinar. Através deste exame de imagem é possível prever a data da ovulação pelas alterações de tamanho observadas nos ovários.
Conclusão
A ovulação pode trazer algumas alterações e sinais, mas para serem percebidos a mulher deve se empenhar em conhecer seu próprio corpo. Você deseja saber quando está ovulando e acha que precisa de auxílio médico? Agende já uma consulta.