Como funciona a Teleconsulta
A telemedicina já é utilizada em todo mundo, de forma segura e legalizada, estando de acordo com a legislação e as normas médicas. A prática se popularizou mais durante a pandemia de Covid-19, quando o governo brasileiro liberou também as teleconsultas.
Na reprodução humana, a telemedicina permite o encurtamento da distância entre o paciente e o médico, quebrando as barreiras geográficas. Então, se você é de outro estado ou cidade e deseja realizar uma teleconsulta, é só seguir o passo a passo abaixo.
O passo a passo
1º
2º
3º
Ao final do atendimento você receberá via e-mail as prescrições, receitas e atestados assinados eletronicamente.
No dia da Consulta recomendamos verificar os seguintes itens alguns minutos antes da vídeo chamada:
- Estar em um lugar silencioso e onde não será interrompido;
- Ter boa iluminação e boa conexão de internet;
- Conferir se a câmera e microfone do dispositivo estão funcionando
- Utilizar fone de ouvido na chamada.
A teleconsulta respeita todos os preceitos legais e o sigilo médico, em conformidade com o Código de Ética Médica e a Lei Geral de Proteção de Dados.
A legislação diz que os serviços prestados via telemedicina deverão ter a infraestrutura tecnológica apropriada e obedecer as normas técnicas do CFM pertinentes à guarda, manuseio, transmissão de dados, confidencialidade, privacidade e garantia do sigilo profissional. Além disso, a Lei nº12.842/2013, que inclui a emissão dos laudos de exames reforça que apenas médicos podem emitir o laudo à distância.