Relação Sexual Programada
A relacão sexual programada ou coito programado ou ainda namoro programado é o mais simples dos tratamentos de reprodução assistida porque não necessita de procedimentos de laboratório nem para o homem nem para a mulher.
O tratamento envolve a estimulação e monitoração da ovulação para que no período fértil o casal possa ter relação sexual no melhor momento, conferindo a maior probabilidade de gravidez naquele ciclo.
Por ser um tratamento simples, os custos são mais baixos e as taxas de sucesso são menores, em comparação a uma fertilização in vitro, por exemplo.
Quem pode realizar uma relação sexual programada?
Para este tratamento, é necessário alguns requisitos mínimos:
- Pelo menos uma trompa normo-funcionante;
- Sêmen de boa qualidade.
Como todo o processo de fertilização ocorre de maneira natural, as trompas devem estar normais e o sêmen não pode ter alterações para que os espermatozoides possam encontrar o óvulo e promover a sua fertilização.
A principal indicação para essa modalidade de tratamento é a síndrome dos ovários policísticos pois normalmente são pacientes com disfunção ovulatória em que o restabelecimento desse processo devolve ao casal uma chance normal de engravidar.
O teste de gravidez é realizado 14 dias após a relação sexual.