Skip to main content

Médico especialista em Fertilidade e Reprodução Assistida em São Paulo

Qual é o médico especialista em fertilidade? Como posso aumentar a chance de realizar o sonho da maternidade?

A fertilidade é um processo natural que ocorre dentro do corpo humano. No entanto, à medida que as pessoas envelhecem, a fertilidade tende a diminuir. A fertilidade também pode ser afetada por fatores externos, como o estresse, tabagismo, obesidade e algumas doenças. Se você está enfrentando problemas para conceber, pode procurar um médico especialista em fertilidade e reprodução assistida.

agendar consulta

A dificuldade para gerar um bebê ocorre, geralmente, devido a alterações nos órgãos reprodutivos, que são o útero, ovários e as trompas. Essas alterações podem, por exemplo, fazer com que as trompas se obstruam e, dessa forma, o espermatozoide não consegue chegar ao óvulo para formarem um embrião.

Felizmente a medicina reprodutiva teve grandes avanços nas últimas décadas e os médicos especialistas em fertilidade podem ajudar todos os anos milhares de casais a realizarem o sonho da maternidade. Continue a leitura para entender como.

Qual é o médico especialista em fertilidade? O que ele faz?

O médico especializado em fertilidade e reprodução humana geralmente é formado em ginecologia e obstetrícia. Ele realiza diversos tratamentos e procedimentos que irão aumentar bastante as suas chances de ter filhos.

Para se tornar um médico especialista em fertilidade é necessário, além da graduação em medicina que dura 6 anos, realizar um programa de especialização médica, conhecido como residência médica, habitualmente em ginecologia e obstetrícia com duração de mais 3 anos.

Após a conclusão dessa especialização, os médicos passam a adquirir experiência no atendimento de casais inférteis e em tratamentos de reprodução humana assistida para que ele possa se submeter a um exame de certificação pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). Uma vez aprovado, o médico recebe o seu certificado de área de atuação em Reprodução Humana Assistida.

Onde encontrar um médico especialista em fertilidade?

O Dr. Rodrigo Mirisola é um conceituado médico especialista em fertilidade e reprodução assistida, realiza consultas presenciais em São Paulo e atende em todo o Brasil por meio da teleconsulta. O Dr. Mirisola é formado em medicina pela Faculdade de Medicina da USP, tendo realizado sua especialização em ginecologia e obstetrícia e em reprodução humana assistida no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), maior hospital da América Latina. Ele também é membro da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) e das Sociedades Internacionais ASRM e ESHRE.

Neste artigo, vamos apresentar o Dr. Rodrigo Mirisola e falar um pouco sobre os principais tratamentos de sua Clínica de Reprodução Humana Assistida, localizada em São Paulo.

Endometriose causa infertilidade? Quem pode me ajudar?

A endometriose é uma doença ginecológica sendo uma das principais causas de infertilidade feminina. O tecido interno do útero, que o reveste por dentro, chama-se endométrio e é nele onde o embrião se fixa para produzir a gravidez. Uma vez que a gestação não ocorra, esse tecido se descama e se exterioriza na forma de menstruação. 

Contudo, no caso das mulheres que são portadoras de endometriose, o endométrio que deveria existir somente dentro da cavidade uterina, aparece em outros órgãos, especialmente sobre a bexiga, ovários, atrás do útero e até no intestino. Essa alteração resulta em uma reação inflamatória crônica em toda a pelve da mulher, podendo afetar a sua fertilidade.

Como o médico especialista em fertilidade consegue ajudar mulheres com endometriose? 

Em muitos casos, a endometriose pode causar dificuldade de engravidar naturalmente, contudo o médico especialista em fertilidade pode ajudar mulheres diagnosticadas com essa doença a realizar o sonho de serem mães. 

Atualmente, graças às diferentes técnicas de medicina reprodutiva, é possível que um médico especialista em fertilidade manipule óvulos e espermatozóides através de um laboratório com equipamento de alta tecnologia, resolvendo algumas das limitações que essa condição provoca na mulher. 

O tratamento a ser escolhido pelo médico especialista em fertilidade é baseado na idade da paciente, tempo em que aquele casal está tentando engravidar, motivo pelo qual o casal está tendo dificuldades e a possível presença de outros fatores, que prejudicam a capacidade de engravidar naturalmente.

Quais as principais técnicas de reprodução assistida? 

Existem técnicas de reprodução assistida de baixa e de alta complexidade. A indicação que será feita pelo médico especialista em fertilidade deve ser individualizada e vai depender das condições da mulher.

Dentre as principais técnicas de reprodução assistida para mulheres diagnosticadas com endometriose, estão:

Inseminação Artificial 

Como já mencionamos anteriormente, a reprodução assistida pode ser indicada para mulheres com endometriose em diferentes estágios. Naqueles estágios mais leves, o tratamento escolhido pelo médico especialista em fertilidade pode ser um de baixa complexidade, como é o caso da Inseminação Artificial. 

Nessa técnica, a fertilização ocorre de maneira natural e o pré-requisito mínimo para a sua realização é que se tenha pelo menos uma das trompas com bom funcionamento.

É no período fértil que é realizado esse procedimento, que consiste em injetar o sêmen previamente preparado em laboratório dentro do útero da mulher, encurtando o caminho que os espermatozoides devem percorrer e facilitando a fecundação do óvulo.

Fertilização in Vitro

A Fertilização in Vitro  (FIV) é uma técnica de reprodução assistida moderna e de alta complexidade, que possibilita a gravidez de mulheres portadoras de endometriose em estágios mais graves. 

Na FIV, os gametas da mulher e do homem são coletados no laboratório. Em todo processo apenas os óvulos e espermatozóides que apresentarem melhores condições são escolhidos. 

No laboratório os gametas do casal serão preparados para o processo de fertilização que pode ocorrer de forma espontânea, em que os óvulos ficam banhados de espermatozóides em uma placa na incubadora, esperando com que um deles promova a fecundação. Ou então, com o auxílio de uma agulha e um micromanipulador, o óvulo é perfurado e o espermatozoide previamente selecionado é injetado em seu citoplasma.

Relação Sexual Programada 

A Relação Sexual Programada (RSP) pode ser indicada principalmente para mulheres com endometriose em fase inicial ou que sofrem com desequilíbrios hormonais que afetam a sua ovulação, como a síndrome dos ovários policísticos, por exemplo.

Essa é a técnica de reprodução assistida mais simples, já que não necessita de procedimentos em laboratório. O tratamento envolve a estimulação e monitoração da ovulação, para que no período fértil a mulher com endometriose leve, ou algum outro fator, e seu parceiro possam ter relações sexuais, garantindo ao casal maiores chances de gravidez naquele ciclo.

Por ser o tratamento mais simples de reprodução assistida, seus custos também são mais baixos e suas taxas de sucesso são menores.

Doação de Óvulos e de Espermatozoides:

Nos casos em que a mulher não tem óvulos saudáveis, em casos de idade muito avançada (44 anos ou mais), ​​ou quando o homem não consegue produzir espermatozoides capazes de fertilizarem um óvulo, pode ser necessária a doação de gametas (tanto óvulos quanto espermatozoides) para permitir a fertilização in vitro e a implantação do embrião.

Tratamento com medicamentos:

Existem diversos medicamentos que podem ser usados para tratar problemas relacionados a infertilidade feminina, tais como para endometriose, miomas uterinos, ovários policísticos, alterações de tireoide ou de prolactina, e outras condições que levam a um desequilíbrio hormonal. Em algumas situações de baixa qualidade espermática, alguns medicamentos, tais como o citrato de clomifeno ou gonadotrofinas podem ser benéficos para o homem infértil. 

Médico especialista em Fertilidade em São Paulo  

Caso uma mulher apresente dificuldade para engravidar, a primeira coisa que ela deve fazer é marcar uma consulta com um médico especialista em fertilidade. Esse é profissional indicado, pois se especializou por muito tempo na área de reprodução humana para ajudar os casais a terem filhos. 

Contudo, é necessário encontrar um médico especialista em fertilidade que seja experiente e qualificado, que garanta a sua paciente um diagnóstico preciso, além de um tratamento personalizado, humanizado e eficaz. 

Outro detalhe importante a se levar em consideração no momento de escolher um ginecologista especialista em fertilidade é que o médico possua experiência e formação sólidas, para dessa forma garantir um diagnóstico preciso, segurança e apoio emocional em todas as etapas do tratamento.

Conclusão 

O médico ou médica especialista em fertilidade feminina geralmente é ginecologista e obstetra. E o especialista em fertilidade masculina geralmente é urologista e andrologista.

Hoje em dia, um dos principais “vilões da fertilidade” é a endometriose, que provoca risco de lesões e aderências nos ovários e nas tubas uterinas. Neste sentido, o médico especialista em fertilidade surge como um excelente aliado para aquelas mulheres portadoras dessa condição e que carregam o sonho de serem mães.

A cada ano, mais e mais mulheres optam por congelar seus óvulos para postergar a gravidez. Esse procedimento de criopreservação é feito para que as mulheres possam ter filhos em um momento de maior maturidade na vida, quando é mais difícil conceber naturalmente.

Deseja saber mais sobre as técnicas de reprodução assistida, que são muito indicadas para mulheres com dificuldade de engravidar? Agende sua consulta com o Dr Rodrigo Mirisola, médico especialista em fertilidade da cidade de São Paulo e tire todas as suas dúvidas!

Agende sua
consulta
Entre em contato conosco pelo link abaixo
Agendar Consulta