Teste de Fertilidade: quais exames um casal deve fazer?
A infertilidade é algo que pode aparecer na vida de muitos casais. Quando as tentativas de se obter uma gravidez ultrapassam um tempo de 12 meses, sendo que o casal está em idade fértil, não utiliza nenhum método de contracepção e tem relações sexuais de maneira frequente, algum probelma pode estar presente.
Vale lembrar que os problemas relacionados à fertilidade podem ser no homem, na mulher ou em ambos. Isso só será descoberto através de exames que serão solicitados pelo médico ginecologista especialista em reprodução humana, juntamente com o histórico de saúde reprodutiva do casal em questão.
A maioria dos casos apresenta chances de tratamento e soluções alternativas para que o sonho de ter um filho se torne realidade. Veja a seguir como tudo isso funciona.
O que é fertilidade?
Para um casal, formado por uma pessoas do sexo masculino e outra do sexo feminino, a fertilidade representa a capacidade de juntos conseguirem gerar um bebê, de maneira natural. Para isso, sabe-se que tanto o homem quanto a mulher precisam ser saudáveis e apresentarem boa qualidade de seus gametas, sendo necessário também, no caso das mulheres, apresentarem anatomia normal de útero e trompas, por exemplo.
A infertilidade, que é o contrário de fertilidade, ocorre quando o casal tentante, que mantém relações sexuais frequentes, não consegue obter uma gravidez dentro de um período de um ano em média, mesmo que ambos não utilizem nenhum meio de contracepção, como pílulas anticoncepcionais e preservativos, e estejam em idade considerada fértil. Nestes casos, é indicado que se procure um médico especialista na área para a investigação da causa da infertilidade.
Principais sintomas que podem indicar infertilidade em mulheres
A infertilidade e sua causa apenas podem ser constatadas através da avaliação médica e de exames, mas existem alguns sintomas e indícios que podem ser indicativos para alguns problemas que geralmente estão relacionados com a origem da infertilidade na mulher, como por exemplo:
- menstruações por períodos longos e que apresentam fluxos intensos;
- alterações nos padrões de diversos hormônios;
- dores e desconfortos pélvicos, mesmo fora do período menstrual;
- menstruação irregular;
- dor durante relações sexuais.
Estas situações servem de alerta pois podem significar a presença de algumas patologias comuns entre mulheres e que atrapalham a concepção, como endometriose, adenomiose, miomas, síndrome dos ovários policísticos, infecções, tumores, entre outras. Como já citamos anteriormente, para confirmar o diagnóstico, serão necessários alguns exames, como ressonância, exames de sangue, exames ginecológicos, entre outros.
Exames para detectar infertilidade em homens e mulheres
A fertilidade masculina está relacionada à boa qualidade dos espermatozóides e a capacidade dos mesmos de saírem adequadamente do corpo masculino para o feminino durante a ejaculação. Deste modo, os exames que serão realizados irão avaliar estes fatores citados. Como exemplo temos o espermograma, que de fato avalia as condições em que se encontram os espermatozóides, ultrassom dos testículos, exames hormonais, entre outros.
Já no caso das mulheres, a fertilidade depende do bom estado dos óvulos, da ovulação regular a cada período, da preservação da anatomia normal das trompas e útero, bem como ter estes órgãos saudáveis. Sendo assim, os exames realizados podem ser, por exemplo, ultrassom transvaginal, ressonância magnética de pelve, exames de sangue para dosagens hormonais e outros exames ginecológicos em geral. A investigação será para achar possíveis patologias e a origem do problema.
Tratamentos e soluções para casais com problemas de fertilidade
Os tratamentos serão conduzidos pelo médico, que irá realizá-los com o objetivo de tratar os problemas e patologias que forem encontrados. Isto poderá ocorrer por meio de medicamentos e até mesmo por procedimentos cirúrgicos. Caso seja necessário, o casal poderá recorrer às técnicas de reprodução humana assistida, que envolvem doações de óvulos, espermatozóides e embriões, fertilização in vitro, inseminação artificial, entre outros. Tudo irá depender de cada caso específico.
Infertilidade idiopática
A infertilidade idiopática significa que, mesmo após realizada a investigação médica por meio de diversos exames e relatos dos pacientes, a origem da infertilidade masculina e/ou feminina não foi constatada, ou seja, não possui causa aparente. Esta situação pode sim ocorrer, mas ainda assim as técnicas de reprodução assistida podem ser empregadas e apresentam excelentes chances de sucesso para que o casal consiga obter uma gravidez.
Conclusão
A investigação para saber se um casal é fértil ou não pode ocorrer por meio de diversos exames, que serão direcionados pelo médico e guiados pelo histórico do paciente. A infertilidade tanto em homens quanto em mulheres pode apresentar diversas causas, mas também possuem muitas alternativas de soluções.
Marque já uma consulta e saiba mais.