Skip to main content

Sintomas de Endometriose: o que fazer e como aumentar a fertilidade?

Você suspeita ter endometriose? Saiba quais são os principais sintomas desta doença e quando buscar ajuda. 

A endometriose é uma patologia que atinge boa porcentagem da população feminina, sendo uma doença que muitas pessoas conhecem por ser causadora de infertilidade, porém nem toda mulher que tem endometriose necessariamente terá dificuldades para engravidar. Além disso, existem algumas formas de aumentar as chances de a paciente permanecer fértil, como veremos mais adiante.

Muitas patologias e condições que atingem o sistema reprodutor feminino podem desencadear sintomas que geralmente são confundidos. Por isso, é sempre importante buscar auxílio médico quando algo não vai bem, nunca realizando autodiagnóstico. Porém, é sempre bom conhecer os sinais que podem sugerir a presença de uma patologia. Veremos a seguir alguns deles que estão relacionados à endometriose. 

Como ocorre a endometriose?

Para entendermos como a endometriose acontece, primeiro precisamos saber o que é endométrio. Este é o tecido que reveste internamente o útero, que cresce todos os meses em resposta aos estímulos hormonais do estrógeno, um hormônio muito importante para o organismo feminino. Caso não ocorra concepção naquele ciclo, ou seja, a instalação de um embrião que se originou a partir da união do óvulo com o espermatozóide, o endométrio irá descamar e sair pela vagina em forma de sangramento, que conhecemos como menstruação. 

Quando uma mulher possui endometriose quer dizer que algumas células endometriais se instalaram em outras regiões do corpo, fora da cavidade uterina. Estas geralmente irão se localizar em tecidos próximos, como no intestino, bexiga, ovários e outros. Nestes locais, os focos de endometriose irão desencadear processos inflamatórios, trazendo consequências para a capacidade fértil da paciente. 

Esta é uma doença que ainda não se sabe bem qual a sua causa, mas não tem cura. O importante é realizar os tratamentos necessários que irão melhorar a qualidade de vida da mulher, aliviando as dores e desconfortos, além de aumentar as chances de que a infertilidade não se instale. Veremos mais sobre isso no decorrer deste artigo.

agendar consulta

Quais são os principais sintomas de endometriose?

A endometriose é uma doença que pode se desenvolver de maneira silenciosa, sem desencadear qualquer tipo de sintoma. Algumas mulheres só a descobrem quando realizam exames para buscar a causa da infertilidade. Porém, quando presentes, os sintomas tendem a atrapalhar bastante a qualidade de vida da paciente, principalmente pelas fortes dores. Iremos ver agora os principais sinais e sintomas desta patologia.

  • Dor durante a relação sexual: geralmente a paciente sentirá uma dor parecida com a cólica menstrual, que também podemos denominar de dor profunda, ocorrendo principalmente durante a penetração. 
  • Cólicas fortes: durante a menstruação, as dores são intensas, algumas vezes levando a paciente a buscar um hospital. Dores pélvicas e na região da lombar também  podem ser percebidas fora do período menstrual.
  • Fluxo intenso: a paciente apresenta sangramento abundante durante a menstruação, em maior quantidade do que o normal.
  • Dor para evacuar: a mulher sente dores ao tentar evacuar, que se intensificam durante a menstruação, podendo haver também presença de sangue nas fezes em casos mais avançados.
  • Irregularidades menstruais: podem ocorrer atrasos ou escapes fora de hora.
  • Constipação ou diarréia: estas situações podem acontecer de acordo com o ciclo menstrual da paciente. 
  • Sangue na urina: em alguns casos, a paciente pode perceber a presença de sangue na urina, quando o foco da endometriose se encontra na bexiga urinária.

Como podemos ver os sintomas podem variar bastante de acordo com a localização do foco da endometriose. Seja qual for a situação, um médico deverá ser consultado para que a paciente passe por avaliação.

Mulheres com endometriose são inférteis?

A endometriose de fato é uma das principais causas de infertilidade entre as mulheres, isto porque pode causar obstrução das trompas, alterações ovulatórias, modificações do útero, além de criar um ambiente inflamatório, que é desfavorável para a fecundação do espermatozóide com o óvulo, assim como para a implantação do embrião. Apesar disto, muitas pacientes com endometriose conseguem engravidar naturalmente, então o comprometimento da capacidade fértil não é uma regra, variando muito de pessoa para pessoa.

Como aumentar a capacidade fértil de uma mulher com endometriose?

De modo geral, é recomendado que mulheres com endometriose realizem tratamentos para que a doença não progrida e também para amenizá-la. Isto ocorre principalmente por meio do uso de hormônios, através de pílulas anticoncepcionais, DIU ou injeções. Em alguns casos, cirurgias podem ser necessárias para a retirada dos focos de células endometriais. 

É recomendado que o casal preste mais atenção no ciclo da mulher, a fim de identificar seu período mais fértil e aumentar as chances de sucesso nas tentativas. Caso seja preciso, podem recorrer à ajuda médica. 

Conclusão

Alguns sintomas podem levantar a suspeita de que a endometriose está presente, mas o diagnóstico somente poderá ser feito pelo médico. Esta doença pode ou não desencadear infertilidade, havendo alternativas caso a dificuldade se instale. 

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco e agende já uma consulta!

Agende sua
consulta
Entre em contato conosco pelo link abaixo
Agendar Consulta