Sangramento de Nidação após a FIV é normal? Devo fazer um exame?
Você realizou o procedimento de fertilização in vitro, teve um sangramento e acha que pode ser um sinal de nidação? Saiba quando ele é normal e em qual momento passa a ser necessário buscar ajuda.
Muitos casais hoje em dia recorrem à medicina reprodutiva para conseguirem realizar o sonho de ter filhos. A infertilidade conjugal em muitos casos pode ser solucionada através das técnicas de reprodução humana assistida, que podemos citar como um dos principais exemplos a fertilização in vitro.
É normal que estes casais fiquem ansiosos e apreensivos para saber se o procedimento deu certo. É neste momento que geralmente as mulheres passam a prestar mais atenção em qualquer mínima mudança ou sinal, e o sangramento de nidação é um deles. Iremos agora entender se este acontecimento é normal e em que momento um sangramento pode ser preocupante.
Como ocorre a nidação?
Ao realizar uma técnica de reprodução humana assistida, com a fertilização in vitro, o casal espera que uma gravidez ocorra. Após a transferência do embrião para o útero da paciente, é necessário que este se fixe ao endométrio, que é o tecido de revestimento interno do útero. Este processo de aderência do zigoto ao endométrio é o que chamamos de nidação e que marca o início de fato da gestação.
O sangramento de nidação ocorre pois as células endometriais tendem a descamar durante este processo, sendo mais leve ou mais acentuado, variando de acordo com o organismo de cada mulher. Por este motivo é importante sabermos que, nem a presença nem a ausência deste sangramento garantem que a tentativa teve sucesso ou não. Na maioria dos casos ela ocorre de maneira assintomática.
Como é o sangramento de nidação?
O sangramento, quando presente, ocorre alguns dias após a transferência embrionária, apresentando uma pequena quantidade de sangue, ou seja, um fluxo leve, que ocorre descontínuamente, durando em média três dias. É bem diferente da menstruação normal, que apresenta fluxo maior, que vai aumentando e depois diminuindo com o passar dos dias, dura mais ou menos uma semana e se dá de maneira contínua.
Apesar de tudo isso, não é possível confirmar a ocorrência da nidação somente por meio do sangramento, mesmo que este seja exatamente da forma como descrevemos anteriormente. A confirmação da gestação só é dada através de exames, que geralmente já serão solicitados pelo médico.
Ter sangramento de nidação após realizar FIV é normal?
A fertilização in vitro é uma técnica da medicina reprodutiva que ocorre por meio de algumas etapas. São elas:
- estimulação ovariana por meio de hormônios para que mais de um óvulo seja liberado;
- coleta dos óvulos;
- coleta dos espermatozóides;
- avaliação dos gametas antes da realização da técnica, avaliando se estes se encontram em condições adequadas para a fecundação;
- fertilização do óvulo com os espermatozóides in vitro;
- transferência do embrião para o interior do útero da paciente.
Após a transferência embrionária ser realizada, espera-se que este embrião se fixe no endométrio, como citamos anteriormente. Então sim, o sangramento de nidação é normal e pode ocorrer tanto com mulheres que realizaram fertilização in vitro quanto com aquelas que engravidaram naturalmente. Mas mais uma vez frisamos que a presença do sangramento não garante que a mulher engravidou, assim como sua ausência não indica falha na tentativa.
Porém, é importante ressaltar que sangramentos em maior fluxo, acompanhados ou não de cólicas, devem ser levados como um sinal de alerta, podendo indicar que a tentativa falhou, ou seja, que um aborto ocorreu. Em casos de perda de sangue em grandes quantidades, o que não é comum, deve-se buscar ajuda médica imediata.
Como saber se estou grávida?
Como dissemos anteriormente, a confirmação da gravidez se dá através de exames. Os principais, que são os mais conhecidos e realizados, são os testes rápidos a partir de uma amostra de urina da paciente, exames de sangue e ultrassonografias.
O ultrassom de pelve, que é um tipo simples de exame de imagem, pode ser feito a partir da quarta semana de gestação, mais ou menos, que é quando o saco gestacional passa a ser visível. Já os exames de sangue e os testes rápidos podem ser realizados antes, uma vez que detectam a presença do hormônio hCG no organismo da paciente. Este hormônio é produzido pelo zigoto após este realizar a nidação no endométrio, sendo possível detectá-lo tanto na urina quanto no sangue da mulher, apesar do segundo apresentar resultados mais confiáveis.
Conclusão:
Mulheres que realizaram fertilização in vitro podem apresentar sangramento de nidação, sendo ele normal desde que em quantidade pequena. A confirmação da gravidez deve ser feita por meio de exames, sendo muito importante sempre consultar o médico.
Agende já uma consulta e tire suas dúvidas!