Reprodução humana: Como é feito o congelamento de óvulos?
Saiba tudo sobre o congelamento de óvulos, a técnica de reprodução humana capaz de preservar a fertilidade da mulher, permitindo que ela engravide no futuro.
A reprodução humana é um processo biológico muito complexo que, para acontecer naturalmente, dependerá de uma série de fatores que envolvem o casal.
Mesmo que a maioria dos casais conseguem obter a gestação de forma natural, sem precisar de ajuda de especialista em reprodução humana assistida, há situações em que não é possível conquistar o sonho da maternidade de forma natural. Estima-se que 1 em cada 6 casais vá ter alguma dificuldade para engravidar e assim precisará de tratamento por reprodução humana assistida sendo o principal motivo da infertilidade feminina a idade avançada.
Atualmente, é muito comum que as mulheres optem por ter filhos mais tarde. O casamento tardio e o desejo de crescer profissionalmente, são fatores que têm contribuído para esse processo. Contudo, a gravidez natural é dificultada com o avançar da idade da mulher.
Nesses casos, a reprodução assistida pode ser uma grande aliada dessas mulheres, já que reúne um conjunto de técnicas médicas, como o congelamento de óvulos, que preserva a fertilidade feminina possibilitando a reprodução humana em idades mais avançadas.
Acompanhe o artigo de hoje e entenda melhor sobre a técnica de congelamento de óvulos, como ela funciona, melhor idade para realizá-la e quando ela é indicada!
Como funciona o processo de reprodução humana?
A reprodução humana se dá, inicialmente, no encontro do espermatozóide com o óvulo, que acontece normalmente na tuba uterina.
O gameta feminino se prepara e, quando é fertilizado pelo gameta masculino, inicia-se o processo de formação do embrião.
A fertilização e posteriormente a implantação do embrião na parede do útero da mulher, que dá início à gravidez, constituem a concepção e o início do processo da reprodução humana.
Quais são os tipos de reprodução humana?
Com o avanço da tecnologia, a medicina reprodutiva conta hoje com uma grande variedade de técnicas de reprodução humana.
Graças a essa variedade de tratamentos, a reprodução assistida pode auxiliar a contornar as mais diversas demandas reprodutivas, como nos casos de casais homoafetivos, de infertilidade feminina ou de mulheres solteiras que desejam ter filhos futuramente.
Nesse último caso, a técnica de congelamento de óvulos pode ser a mais indicada.
Reprodução humana: Como é feito o congelamento de óvulos?
Inicialmente, a partir dos primeiros dias do ciclo menstrual, é administrado um hormônio folículo-estimulante, que provoca o crescimento de múltiplos folículos nos ovários. Durante esse processo, que tem uma duração média de 10 a 12 dias, a mulher também passa pelo acompanhamento médico, que também fará ultrassonografia transvaginal seriada da paciente, em média 4 exames.
Uma vez que os folículos ovarianos atinjam um tamanho adequado, é realizada a coleta dos óvulos por meio de uma punção ovariana com agulha, por via transvaginal.
Sob o efeito de anestesia endovenosa, semelhante à que é feita em endoscopia, o procedimento é realizado e tem duração média de 20 minutos.
Após a coleta, os óvulos maduros são avaliados e congelados, podendo ficar armazenados por tempo indeterminado.
É recomendável que a paciente fique de repouso por 2 a 3 dias após o procedimento, ou conforme orientação do médico especialista em reprodução assistida.
Reprodução humana: Para quem o congelamento de óvulos é indicado?
O congelamento de óvulos é geralmente indicado para mulheres saudáveis, que não querem engravidar no momento, mas que desejam preservar a sua fertilidade.
Essa técnica de reprodução humana, permite que a mulher planeje qual o melhor momento na sua vida para conceber uma gravidez.
Apesar de serem menos comuns, também existem outras indicações para que se faça o congelamento de óvulos, são elas:
- Mulheres com história familiar de menopausa precoce;
- Pacientes que apresentam nódulos ou cisto de endometriose;
- Mulheres diagnosticadas com câncer, uma vez que a quimioterapia contém agentes nocivos à fertilidade.
Cabe ao médico ginecologista especialista em reprodução assistida, fazer o diagnóstico humanizado da paciente, orientá-la e esclarecer sobre todas as possíveis dúvidas, que ela venha a ter sobre a técnica de congelamento de óvulos.
Reprodução humana: Qual a melhor idade para congelar óvulos?
É cada vez mais comum que mulheres a partir dos 30 anos, fase da vida onde a qualidade dos óvulos ainda se mantém preservada, busquem um profissional especialista em reprodução assistida, para manter a sua fertilidade através da técnica de congelamento de óvulos.
Na maioria dos casos, o ideal é se submeter ao procedimento até os 35 anos. Embora também existam casos, onde algumas mulheres com até 43 anos buscam pelo tratamento.
No entanto, quanto mais jovem e melhor for a reserva ovariana da mulher, maiores serão a quantidade e qualidade dos óvulos congelados.
Reprodução humana: Quanto tempo os óvulos podem ficar congelados?
Não existe tempo máximo em que os óvulos podem ficar congelados.
A medicina não decidiu se existe um prazo pré-determinado, já que período em que os óvulos ficam congelados, parecem não interferir na taxa de sucesso do tratamento.
Conclusão
O congelamento de óvulos é uma moderna técnica de reprodução humana, que permite que mulheres com mais de 40 anos engravidem, após terem preservado a sua fertilidade.
A técnica ainda é indicada para aquelas mulheres em tratamento contra o câncer ou que têm hereditariedade para desenvolver a menopausa precoce.
Este artigo esclareceu suas dúvidas sobre o congelamento de óvulos? Acha que a técnica pode ser indicada para o seu caso?
Para definir se o congelamento de óvulos é a melhor técnica de reprodução humana para você, vai ser necessário passar por um consulta com um especialista em reprodução assistida.
Sinta-se à vontade para marcar a sua consulta. Vamos adorar recebê-la para sanar todas as suas dúvidas!