Período Fértil: Passo a passo de como calcular
Quer saber quantos dias após a menstruação leva para engravidar? Baixe nosso passo a passo para calcular a data da ovulação.
Embora muitos fatores possam estar envolvidos na dificuldade de engravidar, o período fértil é o momento em que o casal tem mais chances de conceber um bebê. É importante que o casal conheça o seu período fértil e saiba quando aumentam as chances de engravidar.
Consultar um ginecologista especialista em fertilidade pode te ajudar a identificar o seu período fértil e dar orientações sobre como aumentar as chances de engravidar.
Quer aprender a identificar quando ocorre o período fértil feminino, o que esse ciclo significa, quais sintomas provocam, além da sua importância para gerar uma gravidez?
Continue sua leitura, em nosso artigo vamos responder todas as dúvidas mais comuns sobre o período fértil.
Período fértil em mulheres com dificuldade em engravidar
Embora muitos fatores possam estar envolvidos na dificuldade de engravidar, o período fértil é o momento em que o casal tem mais chances de conceber um bebê.
É importante que a mulher conheça o seu período fértil e saiba quando aumentam as chances de engravidar. Os especialistas sabem como identificar o período fértil de cada casal e podem dar orientações sobre como aumentar as chances de engravidar.
O casal que está com dificuldade de ter filhos precisará calcular os momentos em que as chances de fecundação são maiores. Neste sentido, saber calcular o período fértil, pode ajudar quem quer engravidar de forma planejada.
O que é período fértil?
Para aquelas mulheres que carregam o sonho da maternidade, o período fértil é o melhor momento para as tentativas de engravidar, já que é nesse período que acontece a ovulação.
A ovulação marca o período de maior fertilidade da mulher e é quando as alterações hormonais femininas estimulam o ovário a liberar um óvulo para chegar até as trompas, para ser fecundado e seguir rumo ao útero.
Se um espermatozóide conseguir penetrar o óvulo durante o período em que a mulher está ovulando, ocorre então a fecundação, marcando assim o início de uma gravidez.
No entanto, caso o óvulo não seja fecundado e consequentemente a gravidez não aconteça, o endométrio se descama e é expelido na forma de menstruação. Esse processo que normalmente acontece todo mês, dará início a um novo ciclo menstrual.
Quais são os sinais do período fértil?
O período fértil provoca alguns sintomas na mulher, dentre eles:
- Secreção vaginal viscosa e transparente, que muito se assemelha à uma clara de ovo;
- Aumento da libido;
- Elevação da temperatura corporal;
- Leve dor no baixo ventre ou no pelve.
Algumas mulheres conseguem observar essas mudanças físicas que o período fértil provoca. No entanto, para um outro grupo de mulheres, esses sinais e sintomas podem passar despercebidos. Para esse último caso, saber fazer o cálculo do período fértil, é a melhor forma de saber se o corpo está ovulando.
Fases do período fértil:
Fases do ciclo feminino
A mulher conta com um ciclo menstrual que é dividido em três etapas, são elas, fase folicular, ovulatória e lútea. A seguir, entenda o significado de cada uma delas.
Fase folicular: Essa fase, que tem uma duração média entre 12 e 14 dias, é iniciada no primeiro dia da menstruação. Nesse período, a mucosa que reveste o útero (endométrio) é eliminada, já que não houve gravidez. Durante esse ciclo, muitas mulheres se queixam de cólicas devido às contrações do útero.
Fase ovulatória: Essa fase se desenvolve exatamente na metade do ciclo menstrual, em geral no 14º dia, quando ocorre a ovulação. Aqui o óvulo é liberado para o útero. Nesse período, é muito comum que as mulheres tenham mais disposição e libido.
Fase lútea: Após a liberação do óvulo, começa a fase lútea, que é marcada pela produção de progesterona. No final da fase lútea, ocorre em muitas mulheres a conhecida TPM, que pode provocar distintos sintomas desagradáveis, dentre eles, irritabilidade, tristeza, ansiedade, alterações no sono e o desejo por alimentos específicos. Além de sintomas físicos, como a dor de cabeça e o inchaço nas mamas.
Como calcular o Período Fértil passo a passo:
1º dia da menstruação: Saiba todos os dias do período menstrual.
10 dias após o início da menstruação: A libido feminina aumenta, a mulher se sente mais disposta e excitada.
14º após a menstruação: É o período fértil, ciclo onde a mulher tem maior probabilidade de engravidar.
18º após a menstruação: O ciclo do período fértil é finalizado. E, se não acontecer a fecundação, o óvulo é absorvido pelo organismo da mulher.
28º dia: A mulher menstrua e todo processo descrito acima se inicia novamente.
Esse passo a passo de como calcular o período fértil, levou em consideração um ciclo regular com duração de 28 dias. Contudo, muitas mulheres podem apresentar ciclos mais longos ou mais curtos.
Mulheres com ciclos menstruais muito irregulares, não devem usar esse método. O mais correto neste caso, é procurar um médico ginecologista especialista em reprodução humana, para investigar e identificar o que está acontecendo.
Quais as chances da mulher engravidar no período fértil?
Em casais completamente saudáveis, que tenham relações sexuais sem uso de contraceptivos, as chances de engravidar no período fértil aumentam cerca de 25%.
Vale destacar que não é necessário ter relação sexual todos os dias durante o período fértil, já que os espermatozóides conseguem sobreviver no corpo da mulher durante um período de 36 a 72 horas.
Dessa forma, ter relação sexual em dias alternados durante o período fértil, já é o suficiente para que o casal consiga aumentar suas chances de engravidar.
Porque não consigo engravidar nem no período fértil?
Diversos fatores podem influenciar a fertilidade de um casal. Os especialistas em fertilidade podem dar orientações sobre como lidar com todos esses fatores. Por exemplo, se a mulher está tomando algum medicamento que interfira nesse processo, o especialista pode sugerir que ela suspenda o uso do medicamento durante o período fértil.
A maioria dos casais não tem problemas para engravidar logo na primeira tentativa. A maioria das mulheres demora cerca de seis meses para engravidar. Por isso, o casal tentante deve calcular o período fértil para engravidar. Se o casal não consegue engravidar após seis meses de tentativas, deve-se consultar um especialista em fertilidade.
Coito Programado
A mulher pode ainda contar com a ajuda das técnicas de Reprodução Assistida, para engravidar mais facilmente.
O coito programado, por exemplo, é um dos tratamentos de reprodução assistida, que não necessita que o casal passe por procedimentos em laboratório.
O tratamento envolve a estimulação e monitoração da ovulação, para que no período fértil, o casal com devida capacidade reprodutiva possa ter relação sexual no melhor momento, garantindo uma maior chance de gravidez naquele ciclo.
Conclusão
O período fértil é o melhor momento para uma mulher engravidar. Entender esse ciclo e saber como calculá-lo, pode ajudar casais a desenvolver uma gravidez mais facilmente e de forma planejada.
Casais tentantes podem ainda contar com o coito programado, uma técnica de reprodução assistida, que consiste basicamente no acompanhamento do ciclo menstrual e na indução de ovulação, por meio de medicamentos.
Ficou com alguma dúvida? Agende sua consulta!