Skip to main content

Ovodoação: Entenda como funciona a doação de óvulos e onde fazer

A ovodoação é uma das técnicas de reprodução assistida, que ajuda pessoas em idade reprodutiva com problemas de infertilidade, a realizarem o sonho da gestação. 

A técnica, que também é conhecida como doação de óvulos, oferece a possibilidade para que mulheres com dificuldades de engravidar, casais homoafetivos, além de pais solteiros, formem uma família. 

No texto de hoje, vamos explicar o que é a ovodoação, como esse tratamento é realizado, quais são as suas chances de sucesso e com qual especialista fazer. 

Se você está tentando engravidar há algum tempo sem sucesso, mesmo mantendo relações sexuais frequentes e sem o uso de contraceptivos, continue a sua leitura até o final e descubra se a ovodoação pode te ajudar.

Com qual especialista fazer a ovodoação? 

Esse artigo tem como objetivo promover o conhecimento e fazer a divulgação de uma das técnicas de reprodução assistida mais eficazes: a ovodoação. 

Além disso, faremos a apresentação do Dr. Rodrigo Mirisola, especialista nesse tipo de tratamento, que trabalha de acordo com as normas do Conselho Federal de Medicina, o que garante que todo o seu tratamento será conduzido de acordo com os rígidos padrões de qualidade e segurança.

O Dr. Rodrigo Mirisola, que é um respeitado médico especialista em fertilidade e ovodoação, realiza consultas presenciais em São Paulo e atende em todo o Brasil através de teleconsultas.

Ele é formado em medicina pela Faculdade de Medicina da USP, tendo realizado sua especialização em ginecologia e obstetrícia e em reprodução humana assistida no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), maior hospital da América Latina. Ele também é membro da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) e das Sociedades Internacionais ASRM e ESHRE.

Além do atendimento acolhedor e humanizado, o Dr. Rodrigo Mirisola trabalha com a mais moderna tecnologia e equipamentos em reprodução humana, para oferecer aos seus pacientes um ambiente agradável e tranquilo.

O que é ovodoação? 

A ovodoação, ou doação de óvulos, é um tratamento de reprodução assistida. 

Nesse procedimento, uma ovodoadora, que deve ser uma mulher de até 37 anos, doa óvulos para a receptora.

Para que esse tratamento seja possível, a fertilização do óvulo que a doadora cedeu acontece em ambiente de laboratório, usando o sêmen do parceiro da mulher receptora. 

Dessa maneira, é formando o embrião que será concebido no útero da paciente que recebeu os óvulos.

Para ser uma doadora de óvulos, deve-se reconhecer os preceitos éticos básicos da doação de gametas, de acordo com a resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM). São eles:

  • As doadoras devem, obrigatoriamente, ser anônimas, de modo em que doadora e receptora não saberão a identidade uma da outra;
  • A doação de óvulos não pode ser remunerada. Deve ser realizada sem qualquer tipo de fins lucrativos;
  • As receptoras também terão suas informações  mantidas em sigilo;
  • As doadoras precisam ter, no máximo, 37 anos.

As doadoras também precisam cumprir alguns outros requisitos e, não podem apresentar história familiar de doença genética, não podem ter doenças infectocontagiosas ou sexualmente transmissíveis, devem possuir boa reserva ovariana e precisam apresentar tipo físico e sanguíneo compatíveis com as dos casais receptores.

agendar consulta

Quando a ovodoação é indicada?

A ovodoação é uma alternativa para a gestação que atende a diferentes contextos. Dentre eles:

  • Mulheres com menopausa precoce e que não produzem mais óvulos;
  • Mulheres com falência ovariana; 
  • Mulheres com idade avançada; 
  • Mulheres que já tentaram o tratamento de fertilização, mas não obtiveram sucesso;
  • Mulheres que já passaram por muitos abortos; 
  • Casais homoafetivos masculinos;
  • Pais solteiros.

Nestes dois últimos casos que citamos, além da ovodoação, também vai ser necessário contar com a ajuda de um útero solidário. 

Quais as chances de engravidar com ovodoação?

As chances de sucesso de gravidez através da ovodoação são altas e, de acordo com a Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida, pode ser de até 60%. 

Através da ovodoação é ainda possível, optar pelo congelamento de embriões para novas e futuras tentativas, se o procedimento não obtiver êxito na primeira transferência. 

A ovodoação é uma técnica de reprodução assistida muito interessante e, como você pode observar, com altas taxas de sucesso. 

O procedimento é seguro, indolor e é uma ótima alternativa para quem deseja realizar o sonho da gravidez.

Quais os tipos de ovodoação?

Existem dois tipos de ovodoação. A seguir, entenda quais são as opções. 

Voluntária 

A ovodoação voluntária se dá quando a doadora, de até 37 anos, decide ceder seus óvulos, na intenção de ajudar as mulheres que não conseguem gerar um bebê, por diferentes motivos. A doadora, neste caso, se submete voluntariamente a um processo de estimulação ovariana e coleta dos óvulos. 

Compartilhada

A ovodoação compartilhada, por outro lado,  se dá quando a doadora de óvulos também quer se tornar mãe, mas enfrenta algum obstáculo.

Podemos citar como exemplo, quando o parceiro dessa mulher sofre de infertilidade e precisa passar por um tratamento de fertilização, mas não tem condições financeiras para realizá-lo. 

Neste caso, a receptora dos óvulos doados arca com o tratamento da doadora e, em troca, recebe os óvulos.

A doadora utiliza parte dos seus óvulos e doa outra parte para a mulher receptora.

Conclusão 

A ovodoação surge, atualmente, como uma das técnicas de reprodução assistida mais eficazes e com uma das maiores taxas de sucesso.

Para passar por essa técnica, é necessário conversar com um especialista em ovodoação e fazer todos os exames propostos. 

O tratamento deve ser individualizado, já que cada caso precisa ser visto de perto, de forma humanizada e com cuidado.

Marque a sua consulta com o Dr. Rodrigo Mirisola, para  juntos entenderem melhor esse assunto e investigar se você está apta a doar ou receber óvulos, por ovodoação.

Agende sua
consulta
Entre em contato conosco pelo link abaixo
Agendar Consulta