Infertilidade feminina: Como e onde tratar?
Para muitas mulheres, além do desejo de ter sucesso profissional e financeiro, existe um outro grande sonho: o de ser mãe.
Contudo, muitas vezes, esse sonho pode ser interrompido pela dificuldade de engravidar.
A infertilidade feminina é um problema comum e, graças à evolução da medicina, há diversas soluções.
Para ajudar no sonho dessas mulheres, preparamos este artigo, com informações e dúvidas mais comuns sobre a infertilidade feminina, como sintomas, causas e tratamentos. Confira!
O que é infertilidade feminina?
A infertilidade é definida quando o casal não consegue engravidar após um período de um ano de tentativas, tendo relações sexuais frequentes e, sem o uso, de contraceptivos ou anticoncepcionais.
A infertilidade é uma condição do sistema reprodutivo que pode afetar ambos gêneros.
Nos casos das mulheres, para realizar o diagnóstico da infertilidade feminina será necessário procurar um médico ginecologista especialista em reprodução assistida para relatar os problemas e a dificuldade em conceber uma gravidez.
O especialista então solicitará alguns exames complementares para identificar causas e possíveis tratamentos para a infertilidade feminina.
A medicina reprodutiva pode atuar como uma grande aliada de mulheres inférteis e, as técnicas de reprodução assistida, como a fertilização in vitro ou a inseminação artificial, são exemplos de tratamentos que podem ser utilizados para casais que enfrentam dificuldades para ter filhos.
Quais são os sintomas de infertilidade feminina?
Os sintomas de infertilidade feminina permitem que o profissional de reprodução humana decida qual o melhor tratamento que possibilitará que a mulher realize o sonho da maternidade.
A seguir, confira alguns sintomas comuns da infertilidade feminina.
- Menstruação irregular:
- Sangramento menstrual intenso;
- Ausência de menstruação;
- Cólicas muito fortes;
- Dor durante a relação sexual.
A mulher que estiver com dificuldades para engravidar, ao notar algum desses sinais e sintomas, deve rapidamente procurar a ajuda de um ginecologista especialista em reprodução assistida.
Quanto mais cedo for feito o diagnóstico de infertilidade feminina, maiores serão as chances de sucesso durante o tratamento.
Quais as causas da infertilidade feminina?
Existem várias causas para a infertilidade feminina. Dentre elas, vale destacar:
1. Ovários policísticos
Mulheres com ovários policísticos normalmente apresentam dificuldade para engravidar, já que essa síndrome que provoca desequilíbrio hormonal, faz com que a menstruação da mulher seja irregular e pode até afetar a liberação do óvulo maduro.
2. Alterações no útero
Algumas alterações presentes no útero, dentre elas os pólipos uterinos ou útero septado, podem dificultar a implementação do embrião o que, consequentemente, resultará em abortos recorrentes. Além disso, pode provocar inflamações intra-uterinas e a formação de aderências que acabam afetando o transporte do sêmen até o óvulo.
3. Menopausa precoce
A menopausa precoce, também conhecida como falência ovariana prematura, acontece quando mulheres com menos de 40 anos já não conseguem mais produzir óvulos.
Mulheres que sofrem com a menopausa precoce, possuem uma chance menor que 10% de conseguir engravidar naturalmente com os óvulos próprios.
4. Endometriose
A endometriose é uma condição caracterizada pelo crescimento do endométrio (revestimento interno do útero), em outros locais como, por exemplo, as trompas, ovários e até o intestino.
A endometriose é uma das principais causas da infertilidade feminina e, além da dificuldade para engravidar, pode também provocar na mulher cólicas menstruais muito intensas, além de menstruação abundante, dentre outros sintomas.
5. Idade avançada
Com o passar dos anos, a fertilidade da mulher vai sendo diminuída em função da qualidade e da quantidade de óvulos que decrescem. Dessa forma, qualquer mulher com idade superior aos 35 anos e, que após 6 meses de tentativas não consegue engravidar, é recomendável buscar auxílio de um ginecologista especialista em reprodução assistida para que não se perca tempo.
Além dessas causas, existem outros fatores que podem diminuir a fertilidade feminina, dentre eles, a exposição à radiação ou a certos produtos químicos, miomas, tabagismo e o peso, quando está excessivamente acima ou abaixo do ideal.
Como tratar a infertilidade feminina?
Da mesma forma que existem muitos fatores que podem causar a infertilidade feminina, graças aos grandes avanços da medicina reprodutiva, existem também muitas possibilidades de tratamento.
O tratamento mais praticado hoje em dia é a FIV (Fertilização In Vitro) que possui boas taxas de sucesso.
No entanto, para tratar o problema da infertilidade de forma eficaz, vai ser necessário que antes o ginecologista especialista em reprodução assistida diagnostique a condição e conheça a sua causa.
Isso significa que uma técnica, ou procedimento específico de reprodução assistida como a FIV, pode ser indicado para alguns casais, mas não para outros. Por isso, antes de buscar o tratamento em si, vai ser preciso compreender o problema e obter um diagnóstico individualizado.
Onde tratar a infertilidade feminina?
Se você percebeu que está enfrentando dificuldades de engravidar e está em busca do tratamento ideal, vai ser necessário encontrar uma clínica ou consultório de ginecologia especialista em fertilidade.
Dê preferência a um consultório médico que seja qualificado, que lhe garanta um diagnóstico preciso, além de um tratamento personalizado, humanizado e eficaz.
Outro detalhe importante a se levar em consideração no momento de escolher um profissional é que o médico possua, além de experiência, uma formação sólida.
Dessa forma vai ser possível garantir um diagnóstico adequado, segurança e apoio emocional em todas as etapas durante o seu tratamento.
Conclusão
A infertilidade feminina acontece quando a mulher não consegue engravidar, após um ano ou mais de tentativas, mesmo que tenha atividade sexual regular e não utilize contraceptivos.
Atualmente, graças ao avanço da medicina reprodutiva existem bons tratamentos para a infertilidade feminina, que devem ser feitos através do auxílio criterioso e humanizado de um ginecologista especialista em reprodução assistida.
Deseja saber mais sobre as técnicas de reprodução assistida, que são muito indicadas em casos de mulheres com infertilidade? Agende sua consulta com o Dr. Rodrigo Mirisola, médico especialista em fertilidade e tire todas as suas dúvidas!