Infertilidade? Saiba quais são os principais indícios e quando buscar ajuda
Está tentando engravidar há mais de um ano e não obteve resultados positivos? Isso pode significar infertilidade. Saiba quando buscar um especialista.
Muitos casais passam pelo desafio de não conseguir ter filhos, e isso é mais comum do que você imagina. Quando não há o uso de nenhum método contraceptivo e as relações sexuais são regulares, é esperado que uma gravidez ocorra num intervalo de tempo de até 1 ano. Após esse período, se não houver concepção, a infertilidade feminina e/ou masculina pode estar presente.
As causas de infertilidade para ambos os sexos são variadas, sendo necessário o acompanhamento de um médico especialista que apontará a origem do problema e indicará os melhores tratamentos.
Sumário:
- Indícios de infertilidade feminina e como realizar o diagnóstico.
- Principais causas de infertilidade masculina.
- Infertilidade secundária: você sabe o que é?
- Problemas para engravidar sem causa aparente.
- Saiba quais são os principais tratamentos para casais inférteis.
- Conclusão.
Indícios de infertilidade feminina e como realizar o diagnóstico
A ausência de fertilidade que acomete inúmeras mulheres não tem sintomas específicos, isso porque a origem do problema é muito variada e pode ser consequência de outras doenças. Porém, existem indícios que podem servir de alerta. São eles:
- Fluxo menstrual muito intenso e prolongado;
- Dores abdominais fortes, dentro e fora do período de menstruação;
- Ausência ou irregularidade de sangramento;
- Dores e desconfortos durante o sexo;
- Alterações hormonais, principalmente de progesterona, tireóide e hormônios masculinos.
As situações citadas acima podem ser indicativas de endometriose, infecções, síndrome dos ovários policísticos, adenomiose, miomas e muitas outras doenças que acometem os órgãos reprodutores femininos e que predispõem a mulher à infertilidade.
Se você apresentar um ou mais desses sintomas, juntamente com a dificuldade de ter um filho, procure um médico ginecologista para que haja uma correta avaliação. O diagnóstico será feito por meio de padrões clínicos observados e pelos resultados de exames, onde os mais comuns solicitados envolvem ressonância magnética de pelve, raio-x, exames de sangue, testes para IST 's (infecções sexualmente transmissíveis), laparoscopia, entre outros.
Principais causas de infertilidade masculina
Apesar de serem inúmeras as causas de infertilidade em homens, todas elas resultam na incapacidade de produzir as células reprodutivas masculinas, que chamamos de espermatozóides, ou da baixa qualidade e/ou quantidade dos mesmos.
Dentre as origens do problema podemos citar:
- O aumento da temperatura testicular: pode ser causada pelo uso de vestimentas apertadas, deixar aparelhos que esquentam (como notebook) no colo e até mesmo pela Criptorquidia, uma condição em que um ou os dois testículos não descem para o saco escrotal.
- Varicocele: situação em que as veias pertencentes aos testículos encontram-se dilatadas.
- Maus hábitos: sejam eles alimentares ou de vida no geral, como por exemplo o consumo abusivo de bebidas que contém álcool, uso de drogas, não praticar exercícios físicos, fumar, estar acima do peso e até mesmo o estresse.
- Lesões e infecções testiculares: podem ocorrer obstruções dos canais pelos quais os espermatozóides são conduzidos para fora do corpo durante a ejaculação.
- Dosagens hormonais alteradas: principalmente relacionadas ao hormônio testosterona.
- Distúrbios genéticos: podem originar a baixa ou a não produção dos espermatozóides.
Infertilidade secundária: você sabe o que é?
Mulheres que já gestaram anteriormente e homens que já possuem filhos podem apresentar dificuldades em ter um novo bebê? A resposta é: sim! Essa condição é chamada de infertilidade secundária. Quando acontece é de difícil aceitação para os pais, mas devemos entender que certas patologias e condições podem aparecer ao longo do tempo, estando elas também relacionadas com o avançar da idade.
As causas, na maioria das vezes, são exatamente as mesmas observadas em casais com problemas para ter o primeiro filho, que chamamos de infertilidade primária, porém, principalmente no caso das mulheres, as condições que desencadeiam a não concepção podem ter se originado na gravidez anterior, como alterações no útero, trompas e endométrio.
Tanto o homem quanto a mulher devem procurar um médico para a avaliação de cada caso e assim optarem pelo tratamento mais indicado.
Problemas para engravidar sem causa aparente
Denominamos de infertilidade idiopática a condição em que o casal que não consegue gerar um bebê já realizou todos os exames de busca de problemas e patologias mas nada foi encontrado, ou seja, não existe uma causa constatada.
Nesses casos é válido lembrar que situações recorrentes de estresse e problemas emocionais podem estar relacionados. Além disso, pela natureza humana, principalmente da mulher, a idade mais avançada prejudica muito o processo, uma vez que os folículos que cada uma carrega já nasceram com ela e envelhecem igualmente.
Saiba quais são os principais tratamentos para casais inférteis
As soluções para as dificuldades de concepção podem envolver o uso de fármacos e procedimentos cirúrgicos, que tratem ou minimizem os problemas relacionados às patologias, e adoção de hábitos de vida mais saudáveis.
Em casos onde haja necessidade, serão empregadas técnicas de reprodução assistida, sendo a fertilização in vitro, inseminação artificial, coito programado e a doação de óvulos e espermatozóides as mais conhecidas e utilizadas.
Conclusão:
Como podemos observar, a infertilidade possui diversas causas, fatores e possíveis tratamentos. O importante é buscar ajuda de um médico ginecologista especialista no assunto quando necessário.
Você se identificou e acha que pode ser infértil? Não fique em dúvida. Marque uma consulta!