Skip to main content

Gravidez na Menopausa? Passo-a-passo da FIV depois dos 45

Você tem 45 anos ou mais e deseja ter filhos? Entenda o papel da FIV na realização deste sonho, para mulheres que já atingiram a menopausa.

Sabemos que, com o passar da idade, a capacidade fértil das mulheres tende a diminuir. Apesar disto, a medicina reprodutiva vem auxiliando pacientes mais maduros a conseguirem realizar o desejo de engravidar, por meio de diversas técnicas de reprodução humana assistida, como a fertilização in vitro por exemplo. 

A menopausa tem grande relação com a infertilidade feminina, diminuindo muito as chances de se obter uma gestação. Deste modo, muitas mulheres, principalmente após os 45 anos, tendem a buscar o auxílio de um especialista em reprodução assistida, que tornará este sonho possível. Veremos mais sobre a seguir.

gravidez_na_menopausa_2.jpg

O que é menopausa?

A menopausa, que ocorre geralmente entre os 45 e 52 anos de idade, é a última menstruação de uma mulher, marcando o momento em que se esgotou a reserva de óvulos e os ovários diminuem até cessar a produção e secreção de hormônios. Devemos saber que toda pessoa do sexo feminino já nasce com uma dada quantiedade de óvulos, que vão sendo liberados ao longo da vida, a cada ciclo menstrual, até que acabem. 

Uma mulher consegue identificar que entrou na menopausa uma vez que a amenorréia (ausência de menstruação) já está durando 12 meses ou mais. Vale lembrar que não há sintomas de que o último ciclo menstrual ocorreu. Os relatos de ondas de calor pelo corpo, irritabilidade, sudorese e dores de cabeça, por exemplo, estão ligados à diminuição dos hormônios estrógeno e progesterona, que deveriam ser produzidos pelos ovários. Esta condição de alterações nos níveis hormonais chamamos de climatério. 

É possível engravidar após a menopausa?

Como dito anteriormente, com a chegada da menopausa, os ovários param de produzir os hormônios que deveriam e a ovulação não ocorre mais. Deste modo, o endométrio não é receptivo ao embrião, por não receber estímulos hormonais para seu crescimento, e sem um óvulo, não há chances de ocorrer a fecundação com um espermatozóide, o que impede a gravidez. Apesar disto, há uma luz no fim do túnel. Mulheres que já tiveram a menopausa podem recorrer às técnicas de reprodução assistida para se tornarem mães.

A gravidez na menopausa é possível em duas situações: quando a mulher realizou anteriormente o congelamento de seus óvulos ou quando recorre à ovodoação, ou seja, irá utilizar óvulos de uma doadora para que sejam utilizados durante o tratamento de fertilização in vitro (FIV). 

É válido lembrar que o médico deve avaliar as condições de saúde da paciente antes de submetê-la à uma gravidez, isto porque uma gestação após os 45 anos pode ser de risco e requer cuidados a mais. Exames de sangue, cardiológicos e outros devem ser realizados para esta avaliação. 

Passo-a-passo da fertilização in vitro após os 45 anos.

Para a realização da fertilização in vitro, é necessário ter óvulos. Como já citamos, no caso de mulheres na menopausa, estas células podem ser da própria paciente, caso tenha feito criopreservação, ou advindas de doação. Seja qual for o caso, o passo-a-passo da FIV é:

  1. Exames antes do procedimento: devem ser feitos diversos tipos de exames que irão averiguar se a paciente se encontra com a saúde adequada para passar por uma gestação, que é mais delicada em mulheres mais maduras.
  1. Aquisição dos óvulos: caso a paciente tenha óvulos criopreservados, estes serão descongelados para que possam ser submetidos à fertilização. Em outros casos, pode-se recorrer à ovodoação, onde os gametas femininos podem ser de uma doadora anônima ou de uma pessoa que possua parentesco de até quarto grau com a paciente ou com o seu parceiro, caso ela tenha. 
  1. Preparo: a paciente deverá fazer uso de alguns medicamentos hormonais a fim de que o útero se torne receptivo para o embrião. Estes hormônios irão atuar principalmente no endométrio, que é a camada tecidual mais interna do útero, onde o zigoto deverá se fixar.
  1. Aquisição dos espermatozóides: se a mulher tiver um parceiro que possua boa qualidade seminal, este irá realizar a coleta dos espermatozóides em laboratório, que será entregue aos profissionais. Em caso de infertilidade masculina ou para pacientes que desejam ser mães sem um parceiro, os espermatozóides podem ser advindos de doação.
  1. Fertilização in vitro: em ambiente laboratorial, será realizada a fertilização dos óvulos com os espermatozóides, esperando-se que ocorra a fecundação.

  2. Transferência embrionária: no caso de mulheres com 45 anos ou mais, até quatro embriões poderão ser transferidos para o seu útero, a fim de aumentar as chances de sucesso na tentativa. 

agendar consulta

Conclusão

A gravidez na menopausa é algo possível graças à medicina reprodutiva e às técnicas que esta dispõe. O importante é se consultar com um médico especialista de confiança para que um bom acompanhamento seja feito.

Você está na menopausa e deseja engravidar? Entre em contato conosco e agende já sua consulta para saber mais!

Agende sua
consulta
Entre em contato conosco pelo link abaixo
Agendar Consulta