FIV com óvulos doados: Preço, como funciona e onde realizar?
Você sabia que é possível realizar a fertilização in vitro utilizando óvulos doados? Tire todas as suas dúvidas sobre este assunto aqui, neste artigo.
A fertilização in vitro é uma técnica de reprodução humana assistida amplamente utilizada entre os médicos da área, apresentando boas taxas de sucesso e sendo indicada para diversos casais em inúmeras situações. Por meio dela, muitas pessoas já puderam realizar o sonho de ter filhos.
Existem casos de infertilidade onde, por algum motivo, os óvulos da paciente não podem ser utilizados para a realização da técnica. É neste momento que a ovodoação entra em cena, tornando possível que a mulher passe pela gestação do bebê, mesmo que seus óvulos sejam inviáveis. Veremos mais sobre isto a seguir.
Como funciona a fertilização in vitro com óvulos doados?
Para que a paciente consiga realizar a fertilização in vitro utilizando óvulos doados, é necessário sabermos que a doadora é que passará pela estimulação ovariana, feita a partir de medicamentos hormonais, para que em um ciclo haja o desenvolvimento de mais de um folículo. Serão realizados exames de ultrassom para o acompanhamento destes folículos e, quando estes estiverem no tamanho ideal, será feita a aspiração folicular, de onde serão obtidos os óvulos. Os que estiverem maduros e apresentarem boa qualidade, poderão ser direcionados para o uso em pacientes que necessitam desta doação.
Os espermatozóides para a realização da fertilização podem ser do parceiro da paciente ou também de doação, vindos de um banco de sêmen, por exemplo. Seja qual for o caso, estes gametas serão colocados in vitro conjuntamente com o óvulo, com a finalidade de que ocorra a fecundação. Tudo isso em ambiente laboratorial.
Enquanto isso, a paciente que passará pela gestação, deverá fazer uso de alguns medicamentos também hormonais para preparar seu endométrio, que é a camada mais interna do útero, que irá receber o embrião. Feito isso, os embriões que se formaram serão analisados e então realiza-se a transferência embrionária para o útero da mulher daqueles que se apresentarem dentro dos padrões necessários.
Quando é necessário recorrer à doação de óvulos?
Nem todo casal irá precisar de óvulos doados, sendo esta ação indicada apenas para alguns casos, como por exemplo:
- mulheres com baixa reserva ovariana, que pode ser consequência da idade avançada ou por menopausa precoce;
- pacientes que passaram por quimioterapia e/ou radioterapia e tiveram seus óvulos afetados;
- após procedimentos cirúrgicos de retirada dos ovários;
- casais homoafetivos masculinos;
- pacientes que já realizaram outras tentativas por meio da reprodução assistida e não obtiveram sucesso.
Como podemos ver, a ovodoação é necessária para aqueles casos onde os próprios óvulos não podem ser utilizados. E como já citamos anteriormente, a vantagem é que as mulheres poderão gestar seus bebês e, para os casais homoafetivos compostos por dois homens, estes passam a ter a possibilidade de ter filhos biológicos, já que os espermatozóides utilizados para a fertilização podem ser deles mesmos.
Além disso, quando um casal solicita óvulos doados, as características fenotípicas da doadora serão avaliadas, como a altura, cor da pele, cabelo, entre outras, para que o bebê seja o mais parecido possível com os pais.
Onde e como conseguir óvulos doados?
Na própria clínica de reprodução humana é possível adquirir a ovodoação, que pode ocorrer de duas maneiras gerais: totalmente voluntária e altruísta, onde a mulher procura locais onde possa realizar a doação apenas para ajudar outras mulheres a terem seus filhos, ou ainda existem os casos onde a doadora está passando por algum tratamento de reprodução assistida e deseja realizar a ovodoação a fim de diminuir seus custos com os procedimentos, passando parte deles para a receptora.
Em qualquer uma das situações, doadora e receptora não podem se conhecer, deve-se manter total sigilo quanto a identidade de ambas as partes, não pode haver remuneração ou qualquer fim lucrativo envolvido, e a mulher que fará a ovodoação deve se enquadrar dentro de algumas regras, como:
- não ter idade superior a 37 anos;
- apresentar boa reserva de óvulos;
- não possuir doenças genéticas hereditárias, constatadas por histórico familiar;
- ser fenotipicamente compatível com os pacientes receptores;
- não apresentar ISTs nem doenças infectocontagiosas;
Quanto custa a FIV com óvulos doados?
Os valores para a realização dos tratamentos são muito variáveis, se modificando de acordo com a necessidade de procedimentos de cada paciente. Apesar disto, como já citamos, a ovodoação em si não deve ser paga, nem envolver situações lucrativas.
Conclusão
A ovodoação auxilia muitas pessoas na realização do sonho de terem seus filhos, sendo uma ação cada vez mais conhecida e utilizada nos dias de hoje.
Deseja realizar um orçamento? Agende já uma consulta.