Skip to main content

Como encontrar um bom Especialista em Reprodução Humana

A área médica de reprodução humana assistida já é bem conhecida hoje em dia e muitas pessoas e casais recorrem a ela para realizarem o tão sonhado desejo de se tornarem pais e mães. São diversas técnicas, cada vez mais aprimoradas, para os mais diferentes casos.

No momento de procurar por um bom profissional da área é comum que os pacientes apresentem dúvidas, inseguranças e medos. Por estes motivos, daremos aqui alguns conselhos a serem seguidos neste momento tão importante que é a escolha de um médico.

Reprodução humana assistida

A reprodução humana assistida é uma área da medicina que utiliza técnicas específicas para auxiliar mulheres e casais a conseguirem sucesso numa gestação. 

Antes só eram realizados acompanhamentos e procedimentos com casais compostos por um homem e uma mulher. Hoje em dia isto já não é mais restrito, uma vez que muitos casais homoafetivos e até mesmo mulheres que desejam ter seus filhos de maneira independente têm se tornado um grande público que busca os auxílios médicos em reprodução assistida, possuindo plenos direitos.  

Dentre as técnicas de reprodução assistida e métodos de preservação da fertilidade que são utilizadas pelos médicos nos dias de hoje, temos:

  • Fertilização in vitro (FIV): método realizado em sua maior parte dentro de ambiente laboratorial, onde a fertilização do óvulo com os espermatozóides ocorre artificialmente, ou seja, é realizada por um profissional por meio de técnicas laboratoriais. Os embriões ali formados serão transferidos para o útero da paciente.
  • Inseminação artificial ou inseminação intrauterina (IIU): os espermatozóides, de doação ou do parceiro da paciente, são colocados no momento correto, definido pelo médico, dentro da cavidade uterina da mulher. Aqui a fecundação ocorre de maneira natural.
  • Fertilização in vitro por meio de injeção intracitoplasmática de espermatozóides (ICSI): aqui um único espermatozóide é selecionado e injetado dentro do óvulo. Indicada para casos de problemas com os espermatozóides do parceiro.
  • Relação sexual programada: o casal deverá manter relações sexuais nos períodos indicados pelo médico.
  • Criopreservação de embriões, óvulos e espermatozóides: congelamento para uso futuro.

Qual médico atua na área de reprodução assistida?

O médico responsável por atuar na área de reprodução humana assistida é o ginecologista, que deve ser especialista em fertilidade e em técnicas do ramo. Sua função é auxiliar homens e mulheres no diagnóstico da infertilidade, nos possíveis tratamentos de problemas e patologias, e aplicações de técnicas que viabilizem uma gravidez, que foram citadas anteriormente. 

Ao visitar um profissional da área, ele fará a análise primeiramente clínica dos pacientes, que irão relatar seus problemas e impedimentos em conseguirem ter filhos. Posteriormente, serão solicitados diversos exames para a busca de possíveis doenças e problemas que sejam a origem da infertilidade, se esta estiver presente.

Antes de dar início a qualquer procedimento, os pacientes devem ser plenamente instruídos sobre como eles funcionam, quais as etapas, chances de sucesso e possíveis riscos.

Quando buscar um especialista em reprodução humana?

A procura por um médico ginecologista especialista em reprodução humana assistida geralmente é feita em algumas situações, como: casais homoafetivos, sejam eles compostos por dois homens ou duas mulheres, mulheres que desejam engravidar sozinhas, ou seja, sem um parceiro, e casais héteros e pessoas que apresentem indícios de infertilidade. 

Vale lembrar que um casal é considerado infértil quando, após um período de mais de 12 meses eles realizam tentativas frequentes, sem qualquer uso de métodos que previnam a concepção, e ainda assim não consigam ter filhos. 

agendar consulta

Como encontrar um bom profissional?

Uma dica muito boa e recomendada é que mais de um profissional seja visitado. A comparação sempre é um caminho que facilita a decisão. Mas como saber se o profissional é realmente bom? Utilizar a internet neste momento pode ser muito importante. A busca por avaliações do médico e da clínica onde ele atua são algumas opções de como saber qual é o histórico de condutas daquele profissional com os seus pacientes.

Além disso, se você conhecer alguém que já tenha sido paciente do médico em questão, pedir opiniões é algo muito bom. A indicação ainda é muito utilizada pelas pessoas e pode ajudar bastante, mas é sempre importante lembrar que o casal ou a pessoa que estiver buscando auxílio médico devem se identificar com profissional e se sentirem acolhidos e confortáveis. A medicina reprodutiva lida com situações delicadas, e receber suporte e apoio é de suma importância.

Vale ressaltar que a Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) instituiu um certificado de área de atuação em reprodução humana assistida por meio de uma prova que avalia a experiência prática e o conhecimento técnico científico, devendo ser realizada por todos os médicos que atuam na área.

Conclusão

Muitos são os meios de busca de um profissional que seja especialista em reprodução humana. Saber pesquisar e ter paciência é muito importante. Você está em busca de um ginecologista que atue na área? Agende já a sua consulta.

Agende sua
consulta
Entre em contato conosco pelo link abaixo
Agendar Consulta