Métodos Contraceptivos
Métodos Contraceptivos – DIU Kyleena e Mirena
Métodos contraceptivos são ferramentas importantes que auxiliam pacientes que não possuem o desejo de gestar naquele momento. Dois métodos amplamente utilizados são os dispositivos intrauterinos (DIUs) Kyleena e Mirena, dispositivos revestidos por hormônios, que serão inseridos no útero e possuem validade de 05 anos.
Conheça um pouco de cada um deles:
DIU Kyleena: O DIU Kyleena é um dispositivo intrauterino que contém o hormônio levonogestrel, um tipo de progesterona. Esse hormônio é liberado continuamente em pequenas quantidades no útero, agindo de maneira local. O tempo de uso do DIU Kyleena é de no máximo até 05 anos, agindo durante esse período como método contraceptivo.
Como funciona o DIU Kyleena?
O DIU Kyleena atua de várias maneiras para prevenir uma gestação. Ele torna o muco cervical mais espesso, dificultando o movimento dos espermatozoides em direção ao óvulo. Além disso, pode afinar o revestimento do útero, dificultando a implantação.
Vantagens do DIU Kyleena:
- Contraceptivo de longa duração, podendo ser eficaz por até 05 anos;
- É um método contraceptivo reversivo, pois pode ser removido a qualquer momento pelo ginecologista;
- Alta eficácia;
- Dose hormonal local, agindo de forma direta no útero;
DIU Mirena: O DIU Mirena é semelhante ao Kyleena, pois ambos liberam o mesmo hormônio, levonogestrel. No entanto, como é um pouco maior que o Kyleena, a liberação hormonal e um pouco mais intensa, o que o torna eficaz para pacientes que precisam de um maior controle do ciclo menstrual.
Como funciona o DIU Mirena?
O Mirena funciona de maneira semelhante ao Kyleena, liberando hormônio de forma local, diretamente no útero, o que irá engrossar o muco cervical e inibir a fertilização, além da tendência à afinar o revestimento uterino, o que torna o ambiente hostil para a implantação do óvulo fertilizado.
Vantagens do DIU Mirena:
- Contraceptivo de longa duração, podendo ser eficaz por até 05 anos;
- Método contraceptivo reversível;
- Alta eficácia;
- Redução de sangramento menstrual, podendo ser benéfico para mulheres com períodos intensos e dolorosos.
É importante ressaltar que ambos os DIUs não protegem contra ISTs (infecções sexualmente transmissíveis) e, portanto, não podem ser considerados como substitutos do uso de preservativos.
A escolha entre o DIU Kyleena e Mirena dependerá das necessidades e preferências individuais de cada paciente, bem como quaisquer condições de saúde pré-existentes, sendo fundamental a consulta com um profissional para orientação da melhor opção disponível.