Skip to main content

Chance de engravidar: Qual a probabilidade de ficar grávida com o coito programado?

Você quer aumentar sua chance de engravidar? Com medicamentos que induzem a ovulação, o coito programado pode facilitar a gestação. Saiba mais

Não é sempre que a natureza facilita a vida de pessoas que desejam ter um bebê e, alguns casais, mesmo mantendo relações sexuais frequentes, sem o uso de contraceptivos e anticoncepcionais, se frustam com a gestação que não vem.  

Nessas horas, convém aos casais que estão enfrentando dificuldades para conceber, pedir o auxílio de um especialista em reprodução assistida, profissional que viabiliza a realização das técnicas desenvolvidas na medicina reprodutiva para aumentar a chance de gravidez.

Como aumentar a chance de engravidar?

Alguns problemas comuns de infertilidade podem ser tratados com sucesso através de técnicas de reprodução assistida consideradas simples, onde não vai ser necessário procedimentos em laboratório para o homem e, tampouco, para a mulher.

É o caso do coito programado, denominado também como namoro programado ou relação sexual programada. 

A seguir, descubra o que é o coito programado, como funciona esse tratamento e tire todas as suas dúvidas de como essa técnica pode aumentar a sua chance de engravidar. Boa leitura! 

O que é coito programado e como ele aumenta as chances de engravidar?

Quando se fala em tratamentos de fertilidade, muitas pessoas se lembram logo da fertilização in vitro ou inseminação artificial, como únicas opções. 

No entanto, existem na medicina reprodutiva outros tratamentos, que são menos complexos e que podem fornecer bons resultados aos casais que buscam uma chance de engravidar. 

Uma alternativa viável para esses casais em idade reprodutiva que desejam facilitar o processo de fecundação é o coito programado. 

O coito programado, conhecido também como namoro programado ou ainda relação sexual programada, é atualmente considerado o mais simples dos tratamentos de reprodução assistida, já que o casal não precisa passar por procedimentos em laboratório para a sua realização.

O tratamento consiste na estimulação e monitoração da ovulação, para que no período fértil o casal possa ter relação sexual no melhor momento, conferindo a eles uma maior chance de engravidar naquele ciclo.

Como é realizado o procedimento de coito programado?

Primeiramente, o médico ginecologista especialista em reprodução assistida irá avaliar através de testes e exames, as possíveis causas da infertilidade feminina. Após surgirem os resultados, será possível avaliar se o coito programado é o melhor tratamento para o caso.  

Se o médico julgar que o coito programado é uma forma eficaz de aumentar a chance do casal engravidar, substituindo assim outros tratamentos mais complexos, inicia-se o tratamento. 

O coito programado nada mais é do que uma forma de estimular a fertilidade feminina através do uso de medicamentos específicos. E, após o início do uso dos estimuladores de fertilização, o casal deve manter relações sexuais sem o uso de contraceptivos, é claro, e dentro de uma janela de tempo considerada ótima, o que aumenta a chance de engravidar.

No coito programado utiliza-se hormônios orais ou injetáveis, que precisam ser administrados durante um determinado período de tempo, na intenção de estimular o crescimento de, no máximo, 3 folículos.

A dosagem do medicamento, bem como a escolha do tipo de administração, deve ser individualizada e levar em consideração fatores pessoais de cada mulher. O teste de gravidez é realizado 14 dias após a relação sexual.

Por fim, é possível que a mulher realize até 3 coitos programados seguidos. Se o tratamento não der certo, é recomendável recorrer a outros tipos de técnicas de reprodução assistida, como a inseminação artificial. 

agendar consulta

Para quem é indicado o coito programado?

O coito programado é indicado em algumas situações, como quando a mulher apresenta dificuldades para ovular ou não ovula.  

A principal indicação para essa técnica de reprodução assistida é a síndrome dos ovários policísticos já que, normalmente, são pacientes com disfunção ovulatória em que o restabelecimento desse processo devolve ao casal uma maior chance de engravidar. 

Para este tratamento, também é necessário alguns requisitos mínimos, são eles: 

Espermatozóides saudáveis e suficientes

A qualidade e a produção de espermatozóides não podem estar comprometidos. Se estiverem, outras técnicas de reprodução assistida devem ser indicadas. 

Idade fértil da mulher 

Um dos fatores que pode ser considerado pelo especialista em reprodução assistida, na escolha do tratamento para oferecer ao casal uma maior chance de engravidar, é a idade da mulher, já que o coito programado é mais indicado para mulheres com menos de 35 anos. 

Ao menos uma trompa normofuncionante

Como esse tratamento de fertilização ocorre de maneira natural, as trompas devem estar normais, para que o sêmen possa encontrar o óvulo e promover a fecundação. 

Antes de indicar o coito programado, o médico especialista irá solicitar exames que avaliam a fertilidade da mulher e do homem, bem como considerar as situações citadas acima, para decidir se esta é a melhor forma de tratamento para que o casal aumente a sua chance de engravidar. 

Qual a chance de engravidar com o coito programado?

A taxa de sucesso do coito programado depende de alguns fatores, dentre eles: 

  • Idade da mulher;
  • Causa da infertilidade;
  • Condições hormonais e de saúde; 
  • Atividade ovariana;
  • Qualidade do sêmen. 

Vale lembrar que, por ser um tratamento de menor complexidade, os custos são mais baixos e as taxas de sucesso são menores, se formos comparar com a técnica de fertilização in vitro, por exemplo. Em geral, a taxa de sucesso está ao redor de 15 a 20% por ciclo.

Conclusão 

Na medicina reprodutiva, o coito programado é considerado uma técnica de baixa complexidade, sendo uma das primeiras opções sugeridas pelo médico especialista em reprodução assistida, após a análise de todos os exames do casal.

Trata-se de um dos tipos de tratamento de fertilização mais antigos que existem, apresentando boas taxas de sucesso, considerando principalmente se a idade da mulher e suas condições de saúde estão dentro do recomendável.

Dúvidas? Estamos aqui para orientá-la e ajudá-la na sua corrida para aumentar a chance de engravidar. Agende aqui a sua consulta e saiba mais sobre o coito programado e demais tratamentos de fertilidade.

Agende sua
consulta
Entre em contato conosco pelo link abaixo
Agendar Consulta